Armas para o combate à placa

Os estudos demonstram que o fio dentário é ainda a melhor forma de remover a placa e de conseguir chegar aos intervalos dos dentes e abaixo da linha da gengiva, onde começa a maioria dos problemas dentários. Embora todos os tipos de fio sejam eficazes, alguns apresentam vantagens próprias.

O fio triplo, com três tipos de filamentos, ajuda a remover partículas de alimentos em redor das pontes e outras próteses. O fio não-desfiável pode ser movimentado com mais facilidade entre os dentes. Existem também diversas variedades de fita dentária, enceradas ou não.

Outros aparelhos de limpeza interdental são os palitos e os estimuladores, como as pontas de borracha em algumas escovas de dentes. Use o palito só em casos extremos, quando tiver de remover partículas de alimentos. Os estimuladores podem ser úteis para limpar a zona das gengivas em redor de uma coroa, o mesmo sucedendo com os sistemas de irrigação dentária.

Existe atualmente pelo menos um aparelho elétrico para remoção da placa interdental. Os estudos indicam que o aparelho funciona bem, mas não melhor que o fio dentário quando usado corretamente. Os elixires antiplaca têm revelado, nos estudos feitos, uma eficácia de cerca de 25%. Contudo, os produtos que contêm flúor podem ajudar a combater a cárie. Tenha cuidado ao escolher um elixir se tiver sensibilidade especial ao álcool, pois muitos desses produtos contêm percentagens variáveis de álcool. (Escolha de preferência colutórios sem álcool, também disponíveis no mercado)

Embora os estudos tenham associado o uso prolongado de colutórios com álcool a um aumento do risco de cancro da boca, as provas mais recentes indicam que estes colutórios são seguros quando usados segundo as instruções. Tome atenção aos avisos incluídos nos rótulos acerca da ingestão dos colutórios e mantenha os frascos longe do alcance das crianças. Existem hoje à venda no mercado produtos contra a cárie e proteção das gengivas em forma de gel. Escolha os produtos para a sua higiene dental se aconselhando previamente com o seu dentista ou com o farmacêutico.