Ataque a caspa

A caspa é um dos problemas mais comuns que afecta a maior parte das pessoas, esta é caracterizada por pequenas escamas que se “descolam” do couro cabeludo, estas apresentam uma cor esbranquiçada e textura seca. Existem inúmeros componentes que podem estar relacionados com o aparecimento da caspa, no entanto existem alguns que são mais contributivos para o seu aparecimento. Neste caso estamos a falar dos problemas digestivos, dos problemas hepáticos, a prisão de ventre e a presença de partículas impuras no sangue. Em alguns casos a caspa é um problema de solução bastante fácil, no entanto existem casos mais graves que requerem a ida a um dermatologista, para que este lhe possa indicar o tratamento mais apropriado, pois só assim conseguirá solucionar o seu problema.

Para além do tratamento que lhe venha a ser indicado pelo médico é fundamental que saiba que existem alguns alimentos que poderão estar relacionados com o aparecimento da caspa. Deste modo é fundamental que elimine ou reduza o consumo de leite e seus derivados e alimentos ricos em gorduras, como é o caso da manteiga, margarinas e fritos. Logo é muito importante que aplique no seu dia-a-dia boas práticas alimentares deste modo deve optar por consumir legumes frescos crus, verduras, frutas, dando preferência às frutas da época, cereais integrais, fibras e deve também ingerir diariamente bastante água.

Tratamento


É sabido que para muitas doenças ou problemas de saúde podemos utilizar a medicina natural, sendo assim vamos apresentar-lhe algumas práticas que lhe serão úteis no combate à caspa.

- Massagear o couro cabeludo com pequenas rodelas de tomate maduro, devendo este processo ser repetido três vezes por semana;

- Fazer um sumo de couve e aplicar sobre o couro cabeludo;

- Assar polpa de abacate, depois separar o sumo da polpa e aplicar o óleo obtido sobre o couro cabeludo;

Estes são alguns dos métodos naturais que prometem ser seus aliados, no entanto tenho que frisar que após realizar estar práticas não é recomendado expor o couro cabeludo ao sol nos primeiros minutos, uma vez que poderá alterar a cor do couro cabeludo.