Evitar a poluição dentro de casa

Algumas dicas para evitar a poluição dentro da sua casa... É algo comum nos dias de hoje.

Abra as janelas. Abra também as portas interiores sempre que possível. 

Em zonas húmidas, como a cozinha e a casa de banho, instale exaustores. Se a humidade persistir; instale um desumidificador. Abra uma janela depois de tomar banho ou de cozinhar. 

Não fume dentro de casa 

Lave ou mude com frequência os filtros dos aparelhos de ar condicionado, humidificadores e desumidificadores. 

Utilize um exaustor ou mantenha aberta uma janela ao cozinhar com gás. 

Contate uma associação de defesa do ambiente para testar a contaminação por rádon e chumbo.

Se possível, compre produtos de limpeza, tintas e pesticidas não-tóxicos. Veja o símbolo de toxicidade no rótulo. As revistas de consumidores publicam periodicamente informações sobre os produtos mais eficazes e menos perigosos. 

Mande limpar as chaminés anualmente

A vulnerabilidade é maior nas crianças pequenas, nos idosos e nas pessoas com problemas alérgicos. Os bebés são particular-mente vulneráveis porque os seus pulmões ainda estão em desenvolvimento e podem ser facilmente afectados. De facto, alguns especialistas afirmam que a poluição dentro de casa pode contribuir para a síndroma da morte súbita do lactente, possivelmente através da exposição ao fumo do tabaco ou através de emissões de substâncias químicas provenientes de materiais sintéticos novos no quarto do bebé, tais como alcatifas, berço, colchão, cobertores, brinque-dos e roupas novas. Como precaução, areje ou lave previamente todos as roupas e produtos novos e sintéticos do quarto do bebé. Nunca exponha as crianças ao fumo do tabaco.