Exercício sem dor - Experimente

Se não dói, não faz efeito, não é verdade? Não. O exercício deve ajuda, não magoar. Para se proteger de lesões, alterne atividades de grande impacte, como correr, com outras mais leves, como nadar, e tome as seguintes precauções adicionais: 

  • Observe o lugar onde pratica atividade. Os estudos mostram que, quanto mais dura a superfície, maior o custo para os pés e articulações. Amorteça o choque sempre que possível, corra em relva plana em vez de no passeio, por exemplo, ou dance num chão de madeira em vez de num de cimento. 
  • Escolha sapatos apropriados, bem almofadados e com boa estabilidade. Limite as atividades de grande impacte a três vezes por semana e tenha pelo menos um dia de descanso entre duas sessões. 
  • Nunca insista num exercício que causa dor, dizem os especialistas. O exercício não tem de ser doloroso para ser eficaz - se lhe doer, pare. 
  • Faça sempre um período de aquecimento e de arrefecimento, ou retorno à calma, antes e depois de uma sessão de exercício. O aquecimento prepara o corpo, aumentando gradualmente a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo e relaxando os músculos. 
  • O arrefecimento evita uma queda súbita na tensão arterial e torna mais lenta a circulação nos músculos, para que depois não se tornem rígidos. Pode aquecer correndo no mesmo sítio, ou usando uma bicicleta ergométrica, durante 5 a 10 minutos. Para arrefecer, reduza gradualmente o ritmo do exercício.