Fizz de manga, pêssego e alperce


Avivada por uma bebida gaseificada (ginger ale, água tónica ou soda), esta combinação de frutos triturados transforma-se num original refresco que reforça o consumo de fruta fresca. Para fazer esta bebida, escolha frutos maduros e aromáticos.
  1. Descasque a manga e separe a polpa do caroço. Corte a polpa grosseiramente e coloque-a num copo de batidos. Poderá também usar a varinha mágica com o respectivo copo. 
  2. Cubra o pêssego e os alperces com água a ferver e demolhe durante 30 segundos. Escorra e arrefeça sob água fria corrente. Descasque-os, retire os caroços e corte a polpa grosseiramente. Junte à manga no copo de batidos. 
  3. Cubra a fruta com ginger ale e triture até ficar homogéneo. Verta o restante ginger ale e volte a triturar. 
  4. Deite rapidamente em copos altos, de preferência sobre gelo picado. Enfeite com as folhas de hortelã. Sirva imediatamente, com palhinhas largas ou com misturadores. 

Para 4 pessoas

  • 1 manga madura 
  • 1 pêssego maduro 
  • 2 alperces grandes maduros 
  • 500 ml de ginger ale 
  • folhas de hortelã para enfeitar (opcional) 
  • Preparar: 5-10 minutos 

Cada dose fornece

Calorias 55, proteínas 1 g, gorduras O g. hidratos de carbono 14 g (13 g de açúcares), fibras 2 g 

Vantagens nutricionais

Estes frutos dourados são um verdadeiro banquete de vitaminas. Os pêssegos transbordam de vitamina C (100 g fornecem 77% da RNI); os alperces são uma boa fonte de vitaminas B (B,,13, e niacina); as mangas são uma excelente fonte de vitamina A (100 g fornecem metade da RNI), importante para a visão e prevenção da doença cardíaca e do cancro. 

Outras sugestões

· Para reduzir o valor calórico, use bebidas gaseificadas de baixas calorias (light). 

· Poderá fazer diversas combinações de frutos e bebidas gaseificadas. Use um total de 450 g de fruta e experimente: framboesa, pêssego e melão com limonada gaseificada; morango, banana e laranja com água tónica. 

· Quando os frutos que escolheu estiverem fora de época, opte pela fruta de conserva em sumo. Combine melão fresco, banana e alperces de conserva com água mineral gaseificada.