Preparar remédios de plantas

Pode usar-se ervas frescas ou secas para fazer produtos de plantas em casa. Embora as ervas frescas possam ter um maior valor medicinal, há ervas secas durante todo o ano que estão disponíveis em ervanários e lojas de dietética. Comprar ervas na sua forma seca reduz, em grande medida, as probabilidades de escolher a erva errada. Se apanhar ervas frescas, certifique-se de que é capaz de identificar com precisão a planta de que precisa e escolha a que estiver perfeita, limpa e sem manchas. As ervas frescas devem ser usadas imediatamente. As secas costumam perder a sua potência ao fim de seis ou sete meses; as raízes, as cascas das árvores e as sementes podem ser guardadas durante três anos. 

FAZER UMA DECOCÇÃO PADRÃO 
Coloque 25 g de erva seca ou 55 g de erva fresca em 750 ml de água e deixe ferver. Deixe cozinhar em lume brando durante, pelo menos, 20 minutos —1 hora no máximo. Coe a decocção com um coador de nylon enquanto ainda está quente. Se mantida num local fresco, a decocção durará um dia ou dois. A dose normal é de urna chávena de chá três vezes por dia. 

 FAZER UMA TINTURA PADRÃO 
Meça 600 ml de álcool de, pelo menos, 30% de teor alcoólico (a vodka pode ser adequada) e deite-o sobre 115 g de ervas secas (225 g de ervas frescas). Mantenha a mistura num local quente durante duas semanas e agite-a diariamente. Coe o líquido através de um pedaço de musselina para uma garrafa escura e hermética. Tome 5 ml (uma colher de chá) três vezes por dia. 

FAZER UM EMPLASTRO OU COMPRESSA 
Ferva as plantas num pouco de água durante 2 minutos (mais tempo, se as ervas forem secas), depois espalhe a mistura em tiras de musselina e aplique sobre a pele ainda quentes. Uma compressa faz-se de forma semelhante, mas, em vez de usar a planta, utiliza-se uma toalha embebida numa infusão ou decocção. Os emplastros e as compressas devem estar tão quentes quanto a pessoa conseguir aguentar ao serem aplicadas. A forma mais simples de fazer um unguento é cozer em lume brando 2 colheres de sopa de uma erva seca em 200 g de vaselina derretida durante cerca de 10 minutos. Mexa bem e coe com uma gaze fina. Enquanto ainda estiver quente, deite o líquido para um recipiente à prova de calor. Deixe arrefecer e tape.