Quanto custa uma Lipoaspiração - Preço

Chamam-lhe a arte de esculpir o corpo. Efetivamente, a lipoaspiração pode auxiliar mulheres e homens quando dieta e ginástica não conseguem resolver o problema de certas gordurinhas localizadas (como é o caso da celulite) e que se instalam especialmente na região abdominal, ancas e coxas. Saber um pouco mais acerca deste processo e se é, de facto, o ideal para o seu caso são factores indispensáveis. Por isso, antes de marcar uma consulta, leia este artigo, que lhe dará uma ajuda para tomar uma decisão.

A lipoaspiração é um procedimento cirúrgico pelo qual as gorduras localizadas (tecido adiposo) são extraídas através de pequenas incisões e por meio de sucção. Grosso modo, é o mesmo princípio de ingerir líquidos com uma palhinha. Existem variações cirúrgicas no modo de executar esta intervenção e aparelhos distintos, mas o resultado final é semelhante. É bom reforçar que este não é um procedi-mento usado para emagrecer, mas para eliminar excessos. Quando foi desenvolvido pelos franceses, há cerca de duas décadas, os médicos insistiam neste método como forma de emagrecimento. Resultado: muitas vezes tirava-se mais do que o necessário e a pele ganhava ondulações impossíveis de corrigir. Com o aperfeiçoamento da técnica, chegou-se à conclusão que a "lipo" é perfeita não para tirar grandes volumes de gordura, mas para moldar o corpo, eliminando o que está a mais.

Será que você precisa de uma lipoaspiração?

Antes de decidir, é fundamental repensar cuidadosamente as suas expectativas e discuti-las com o cirurgião. Às vezes, o que se pensa que é gordura localizada na verdade significa desequilibrio corporal. Por exemplo: uma mulher pode achar que tem as ancas largas demais quando o problema é a falta de proporção entre os quadris e o tórax. É importante entender que com a lipoaspiração pode melhorar a sua aparência e auto-estima, mas não irá, necessariamente, alcançar o ideal de beleza.
Em que zonas do corpo pode ser realizada?

Teoricamente, pode-se aspirar a gordura de qualquer região, mas, na prática, a cirurgia é mais aplicada à face, pescoço ("papadas"), abdómen ("pneus"), coxas, ancas e face interna dos joelhos. 

Quais as vantagens da lipoaspiração? 

Hoje, as cirurgias são menos invasivas, mais seguras e o resultado final muito mais satisfatório. O período de internamento é menor e o pós-operatório menos traumático. Praticamente não deixa cicatrizes, pois os cortes são muito pequenos e ficam geralmente disfarçados entre as pregas naturais da pele.

Quais os riscos de uma cirurgia deste tipo?

Como em qualquer cirurgia, há riscos. Todas as intervenções têm consequências: hematomas, inchaços, eventuais infeções e hemorragias. Além disso, a idade também pode aumentar os riscos, tal como o tabagismo, sedentarismo, obesidade, diabetes e hipertensão arterial. Por isso, o paciente deve ser submetido a uma avaliação clínica meticulosa e criteriosos exames pré-operatórios. Um verdadeiro check-up.

Existe algum limite de idade ou de peso?

Todos podem fazer lipoaspiração desde que tenham uma condição clínica adequada a uma cirurgia. Na adolescência, este procedimento deve ser substituído por exercício físico. Nas pessoas de idade mais avançada, deve ser feita uma avaliação criteriosa da elasticidade da pele. Caso contrário, após a sucção de gordura, há que retirar também a pele em excesso.

Há necessidade de internamento?

Nas pequenas lipoaspirações (geralmente feitas com anestesia local), o paciente poderá ter alta no mesmo dia. Porém, para intervenções maiores (com anestesia geral), é recomendável que permaneça em observação por 24 horas.

O pós-operatório é praticamente indolor e controlado com analgésicos comuns. Os hematomas na pele desaparecem geralmente no espaço de duas a três semanas. Normalmente, são indicadas cintas ou redes elásticas nas áreas operadas por um período de 15 a 30 dias. Quando se faz a lipoaspiração, a eliminação de gordura desencadeia uma zona de excesso de pele. Com o tempo, este excesso vai sofrendo uma retração progressiva. Os pacientes podem, de uma maneira geral, retomar atividades profissionais ao fim de três a dez dias, dependendo da extensão da lipoaspiração. A exposição ao sol deve ser evitada por um período de pelo menos um mês.

Os preços são muito variáveis em função da área lipoaspirada ou, até, da clínica escolhida e do médico que vai realizar a intervenção. Uma lipoaspiração do abdómen (uma das cirurgias mais procuradas) pode custar, por exemplo, 2000 euros - o preço depende não só do "grau de excesso", mas também da sofisticação da técnica utilizada ou do fato de a clínica incluir todos os "extras" no valor final a pagar (despesas de internamento, anestesia...).