Qual o melhor azeite

Sabemos que não existe o melhor azeite de todos, e assim como opta pelo vinho tinto para acompanhar pratos de carne e dá preferência a um bom vinho branco quando se trata de pratos de peixe, também deve ter o cuidado de escolher o azeite consoante a refeição que deseja preparar. Por exemplo, para as entradas, deve usar sempre azeites suaves, optando por um azeite de intensidade moderada para preparar molhos e por um outro mais forte para os produtos cozinhados. Na hora das sobremesas — doces, frutas, gelados e até queijos — a intensidade de sabor do azeite deve diminuir. 

Há, no entanto, muitos outros conselhos que deve ter em conta quando compra e, posteriormente, utiliza o azeite nos seus cozinhados. Sabia, por exemplo, que, antes de grelhar entrecosto, pode untar os pedaços com azeite perfumado com ervas aromáticas? Com este pequeno truque, a carne ficará bem mais macia... e saborosa. Tome nota das dicas que se seguem. Se for um peixe de sabor subtil, como é o caso do linguado, deverá escolher um azeite macio e de sabor neutro. Um truque requintado: coloque uma taça com azeite extra virgem no congelador e utilize-o para barrar pão torrado, em vez da manteiga. 

Mas afinal, qual é o melhor azeite? Bem, não existe o melhor azeite para todas as ocasiões. Existe sim azeite para determinadas situações como as que podemos ver abaixo.

Qual o melhor azeite para determinada situação

Nos grelhados 

Poderá marinar previamente os alimentos. A carne, por exemplo, ganha uma consistência mais tenra. Antes de os colocar na grelha ou na brasa, unte-os com um pouco de azeite, opcionalmente perfumado com ervas aromáticas, conseguindo-se assim uma textura mais macia. 

Nos assados 

Os alimentos untados com azeite ganham uma bonita cor dourada e ficam mais estaladiços. Experimente! 

Nos refogados e estufados 

Quando a cozedura é feita a baixas temperaturas, o azeite permite que os sucos dos ali-mentos dêem lugar a um molho mais cremoso. Tape o tacho, use um azeite frutado e delicie-se com o resultado. 

Nos fritos 

O azeite cria uma camada estaladiça que envolve os alimentos e impede que fiquem gordurosos. Um truque: experimente um azeite aromatizado para enriquecer os fritos. 

Na pastelaria e doçaria 

Poderá substituir por azeite as gorduras mencionadas na receita, utilizando uma quantidade 25% inferior à indicada. Tal como acontece com o pão torrado, a fruta, quando salteada em azeite e polvilhada com açúcar e canela, resulta numa sobremesa deliciosa. 

Nas conservas 

O azeite cobre os alimentos completamente, impede o seu contato com o ar e acrescenta-lhes um paladar excelente, que pode ser reforçado com especiarias ou ervas aromáticas.