Enfrentar a menopausa

Nesta fase da vida, termina o período fértil da mulher. Como consequência, a produção do estrogéneo diminui, ocasionando a perda de elasticidade da pele e dos vasos sanguíneos, assim como a diminuição da massa muscular e o aumento da concentração de gordura corporal na região abdominal. 

A absorção do cálcio também é menor, o que pode provocar um aumento da osteoporose. As taxas de colesterol e triglicéridos no sangue tendem a aumentar. Para combater estes efeitos, deve fazer uma alimentação pobre em gorduras, açúcar e sódio e, contrariamente, rica em fruta, água, fibras, vegetais, grãos e alimentos ricos em cálcio. 

Vejamos alguns alimentos que devem privilegiar e porquê. 

Consuma peixe de água fria, como o salmão, que é rico em ómega 3: pelo menos,três vezes por semana para manter os níveis de colesterol saudáveis. Os alimentos ricos em vitamina E (gérmen de trigo, azeite extra-virgem, aveia, feijão, ervilhas, cereais integrais, etc.) são antioxidantes que ajudam a hidratar a pele. 

Para atenuar os estados de depressão que podem acompanhar esta fase da vida da mulher, os alimentos ricos em triptofanos, um aminoácido, são uma boa opção. Pode encontrá-lo no leite, soja e derivados, banana, nozes, feijão, lentilhas, castanhas, batata, arroz e massas integrais, legumes, fruta, etc. 

O aumento do consumo de bioflavonóides, encontrados nos citrinos, podem diminuir os picos de calor e consequentes suores. Os fitoestrogéneos, presentes na soja, erva-doce, repolho, cenoura, aipo, cereja, amora, espinafre, chá verde, inhame, etc., são essenciais para repor os níveis hormonais durante a menopausa. 

As fibras, quando consumidas com regularidade, reduzem o colesterol e garantem o bom funcionamento intestinal, problemas que, nesta altura, tendem a agravar.

É na alimentação saudável de todos os dias que a mulher pode encontrar solução para os seus problemas, quer na prevenção como no tratamento das doenças que lhe são inerentes.