O que evitar na alimentação diária

Utilizar os alimentos na forma mais natural: substitua o sal na salada pelo molho vinagrete ou sumo de limão. Nos temperos, por alho, cebola, coentros, manjericão, orégãos e outras ervas aromáticas. 

Evite enlatados, enchidos, biscoitos salgados e doces, molhos tipo maionaise, comida tipo fast-food, etc. 

 E, falando em maus hábitos, existe um que é razão suficiente para alertar ao seu consumo excessivo: o pão com a manteiga. 

A ingestão deste combinado, para além de conferir uma sensação de saciedade imediata, impede que se coma o prato que se segue. Substitua o pão com manteiga por azeitonas. De uma forma geral, depois de referir alguns dos vícios alimentares patentes, não esquecendo também o vício do café, do chocolate, do açúcar, entre outros.

O que podemos concluir?

O vício e a compulsão alimentar são dois paradoxos. A alimentação é fonte da vida e manutenção do corpo e não a solução de problemas "não resolvidos". Aqui fica uma questão no ar: o vício será um "hábito nocivo" ou a "inteligência do prazer"? Se comer significa ter prazer, o importante é não deixar que se tome um vício nocivo, mas que seja sempre um acto inteligente!