Fazer uma alimentação saudável não é fácil

Serão já palavras banais? Ou por outro lado, serão enunciadas sem sequer se saber o que significam? É importante saber inserir o conceito de "alimentação saudável", adaptá-lo à nossa cultura e ao nosso padrão alimentar: a tentação mediterrânea.



Seguindo esse critério, uma alimentação saudável é aquela que privilegia o consumo de peixe, reduzindo para metade a carne, tem sempre presente os cereais, seguindo-se os legumes, os vegetais, as leguminosas e a fruta. Não esquecendo o grupo dos lacticínios e derivados, estes devem pertencer à categoria dos magros.

A ingestão diária de água — é fundamental para o bom funcionamento do organismo, devendo ser repartida ao longo do dia e não ingerida em excesso durante as refeições principais, almoço e jantar num total de 1,5 a 2 L de vinho tinto, um dos componentes marcantes da alimentação mediterrânea, poderá ser ingerido diariamente acompanhando uma das refeições, não devendo ultrapassar o decilitro e meio (1 copo médio de vinho).




O azeite a gordura por excelência, a melhor opção pelas suas qualidades nutritivas. Um dia alimentar deve incluir um número mínimo de seis refeições, o pequeno-almoço, um lanche a meio da manhã, o almoço, o lanche a meio da tarde, o jantar e uma pequena ceia uma hora antes do deitar. Saiba que se falhar umas delas estará a submeter-se a um jejum prolongado, obrigando à utilização das reservas alimentares.

Falar em alimentação saudável até parece, o "problema" são aqueles vícios que nos perseguem e de que vale a pena chamar à atenção... o simples vício de COMER! A grande dificuldade está em dar estas respostas e saber contornar os impulsos.

Por exemplo, o álcool é um prazer que, num piscar de olhos, pode tomar-se um vício. Adultos saudáveis podem beber quantidades moderadas. Recomenda-se uma ingestão diária de álcool não superior a um copo de vinho. O consumo de bebidas alcoólicas só em ocasiões especiais. O vinho tinto deverá ser a primeira escolha, pela sua composição em antioxidantes, substâncias muito benéficas para a saúde capazes de actuar na prevenção de doenças, como as cardiovasculares.

O sal, outro composto que se pode tomar um vício, pois quando consumido com muita frequência e em grandes quantidades vicia o paladar dos alimentos, podendo causar sérios problemas de saúde. Uma das consequências mais graves do consumo excessivo de sal é a hipertensão arterial. Os alimentos para se tornarem mais saborosos precisarão de sal? Não haverá por aí tantas ervas aromáticas?

Se seguir estas dicas certamente que mais tarde não terá problemas para controlar o peso e assim ter um organismo muito mais saudável.