Adesivo Anticoncepcional - Vantagens e Desvantagens

O adesivo anticoncepcional é formado por três camadas: a externa que protege, a adesiva que contém as substâncias hormonais etinilestradiol e norelgestromina e uma terceira camada interior, transparente, que deve ser retirada antes da colocação.

Esse método contraceptivo funciona liberando hormonas no organismo da mulher que impedem a ovulação. Sua formula também altera a secreção que se forma na entrada do útero, dificultando a passagem dos espermatozóides.

Sua principal vantagem é o fato de não exigir que a paciente tenha que tomar o remédio todos os dias. As melhores partes do corpo para colá-lo são braço, abdómen e bumbum. Mas, se preferir, você também pode usar o adesivo em outro local, o importante é que ele fique longe das mamas.

Apesar da practicidade e do conforto, este método contraceptivo pode parecer indiscreto, pois o ideal é que ele fique bem visível. Além disso, a mulher sempre deve ficar atenta para ver se o acessório não está descolando.

Alguns fatores, como, duches quentes, banho de piscina ou de mar, geralmente, atrapalham sua utilização, por isso que, nestes casos, o cuidado deve ser redobrado.