Aplicação de plantas naturais para curas e tratamentos

Mas há muitos outros exemplos de como os produtos vindos directamente da Natureza podem funcionar em beneficio da sua saúde. Ora, veja: 
AMORAS SILVESTRES - As suas folhas podem ser utilizadas como tónico para a disenteria e diarreia. São também aconselhadas para as dores de garganta. 
AMOR-DE-HORTELÃO - A infusão prepara-se vertendo a água a ferver sobre as folhas e coando-se ao fim de dez minutos. Pode ser aplicado como tónico em casos de amigdalite e problemas de adenóides. 
URTIGA - Rica em vitamina C, cálcio, ferro e potássio, o seu suco, quando misturado com mel, tem efeitos positivos sobre a asma. Diz-se também que auxilia quem sofre de eczema e reumatismo. SABUGUEIRO - As suas flores e bagas são utilizadas, desde há muito, como remédio para constipações e gripes e como laxantes suaves. 
MEL - Mantém a reputação de tratar problemas respiratórios, principalmente quando há expectoração: o liquido adoçante estimula a produção de saliva, que acalma a secura e irritação da garganta. Possui um ligeiro efeito sedativo. 
CEREJA - Uma dose diária de 250 gramas ajuda a baixar o nível de ácido úrico no sangue, o que pode contribuir para a prevenção da gota. 

Já se deu ao trabalho de ler o rótulo dos produtos de beleza e higiene que tem em casa? Faça a experiência, pois o mais certo é encontrar nas embalagens a prova de que, cada vez mais, o campo da estética recorre a compostos e extractos retirados da Natureza. É o caso, por exemplo, das algas marinhas que, incluídas nos cremes de beleza, contribuem para uma pele (ainda) mais bonita e saudável. 

Com efeito, nos últimos anos têm sido desenvolvidas várias pesquisas, com o objetivo de determinar quais os produtos naturais que podem actuar em nome da beleza e de que modo o fazem. Sabe-se, por exemplo, que o extracto de grainha de uva traz vários benefícios para a pele. Como? As sementes de uva contêm polifenóis, que, de acordo com os investigadores, têm resultados muito positivos na luta contra os radicais livres, um dos maiores inimigos da pele, responsáveis por 80% dos sinais de envelhecimento cutâneo. Além disso, contribuem para uma maior elasticidade da pele, tornando-a mais firme. Os produtos que incluem compostos naturais encontram-se, atualmente, à venda nas pequenas e grandes superficies, o que os torna fáceis de comprar. 

E não se trata apenas de produtos de beleza... Pode encontrar, igualmente, nas prateleiras dos hipermercados margarinas com fitosteróis, substâncias extraídas das plantas, que ajudam a reduzir o colesterol. Este é apenas um exemplo entre muitos outros.