Beneficios do Iogurte

Também Gengis Khan proclamou os beneficios do iogurte. Uma das mais antigas histórias sobre este alimento conta que o famoso guerreiro mongol alimentava os seus soldados com leite de égua fermentado, tornando-os mais fortes e resistentes (medida também utilizada pelo rei David). 

O iogurte era ingerido simples ou como conservante da carne, constituindo o alimento principal das invencíveis tropas mongóis. Ao Ocidente só chegou no século xvi, trazido da Turquia a pedido de Francisco I, rei da França, que assim ficou curado dos seus problemas intestinais. Só muito mais tarde (início do século xx) começou a ser divulgado na Europa, a propósito da Teoria da Longevidade do biólogo russo Metch-nikoff, que estabeleceu uma relação entre o elevado consumo de iogurte dos montanheses búlgaros e a sua extraordinária longevidade. 

De facto, era notável que numa população de fracos recursos com pouco mais de um milhão de habitantes, cerca de 1600 chegassem aos mo anos de idade com uma saúde invejável. Devido às suas características, no princípio do século xx, o iogurte era visto como um medicamento e estava apenas disponível nas farmácias. Mais tarde, o seu consumo generalizou-se e, graças ao desenvolvimento industrial, tecnológico e científico, tornou-se acessível a toda a gente. 

Hoje em dia são amplamente reconhecidas as virtudes nutricionais do iogurte (fonte de cálcio, fósforo, vitaminas e proteínas) e a sua contribuição para a promoção da saúde é incontestável. De consumo rápido e prático, o iogurte permite uma absorção mais fácil das proteínas, cálcio e fósforo devido ao processo de fermentação a que é sujeito. As culturas bacteriológicas, por sua vez, auxiliam a síntese das vitaminas que estimulam o desenvolvimento de bactérias intestinais benéficas e destroem as nocivas. É ainda recomendado para pessoas com intolerância à lactose. 

E os beneficios do iogurte não se ficam por aqui. O iogurte ajuda ainda a reduzir o colesterol no sangue, baixa a pressão arterial, produz antibióticos naturais que aumentam a imunidade do organismo, combate alguns dos componentes tóxicos dos alimentos, o mau hálito e a flatulência e pode reduzir o stress e ansiedade. Além de saudável e saboroso, o iogurte é também um alimento barato e multifacetado. 

Ainda não se rendeu aos seus encantos? Então saiba que lhe permite a redução de calorias naqueles pratos que lhe deixam tanta água na boca. 

Experimente, por exemplo, usá-lo em vez das natas em molhos, cremes ou mousses. Pode optar igualmente por substituir a manteiga, margarina ou óleo nos bolos!