Desde há muito que a tradição popular atribui aos frutos e às plantas propriedades medicinais. E, ao que parece, com toda a razão. É possível encontrar no mundo natural uma enorme variedade de produtos capaz de fortalecer o sistema imunitário, contribuindo para a prevenção de determinadas doenças.
Veja-se o caso do alho, um dos ingredientes mais utilizados na gastronomia portuguesa. Pesquisas científicas revelam que os compostos desta planta contribuem para a redução da tensão arterial, além de favorecerem a diminuição dos níveis de colesterol-LDL — o chamado "mau' colesterol, que se deposita nas paredes das artérias. De acordo com os investigadores, poderá obter efeitos semelhantes, se consumir também quantidades consideráveis de cebola. Preocupa-se com o mau hálito? Não vale a pena. Para evitar o odor na respiração, pode sempre recorrer a outro produto natural, mastigando salsa fresca.
Propriedades medicinais de remédios naturais
Tendo sempre em linha de conta que nada dispensa a visita a um médico em caso de doença, a nossa sugestão é que aprenda a utilizar as plantas em seu beneficio, desfrutando ao máximo das suas propriedades calmantes, depurativas ou estimulantes.
Por exemplo, se sofre de insónias, não caia na tentação de esvaziar o frasco de comprimidos numa só noite; em vez disso, tenha hábito beber, antes das refeições, uma infusão à base de pétalas secas de papoila. Esta planta, que possui um efeito sedativo, ajuda a eliminar a ansiedade e o nervosismo, sendo comumente utilizada por aqueles que se queixam de
dificuldades em adormecer e/ou sofrem de dores de cabeça frequentes. Se pretender experimentar esta infusão, a receita é muito simples: coloque cerca de 25 gramas de papoila num litro
de água a ferver e apague o lume, deixando repousar durante meia hora.