Stress

O stress é a resposta do organismo a determinadas situações de perigo, ele prepara-nos para reagir-mos a muitas situações que provocam stress como: relacionamento em crise, pressões no trabalho, solidão, insegurança e problemas financeiros.

O stress pode afectar o organismo de diversas formas e seus sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Existe uma sensibilidade pessoal que reage quando enfrentamos um problema, e essa particularidade explica como lidamos com situações desafiadoras, decidindo enfrentá-las ou não.

Não são só situações ruins que nos deixam stressados. Todas as grandes mudanças que passamos na vida são situações stressantes, mesmo se elas forem boas e que esteja nos fazendo felizes.
O excesso de stress pode causar desde dores pelo corpo e queda de cabelo até sintomas sérios como hipertensão e problemas no coração.

O facto de um evento emocional como o stress afectar o organismo se deve ao íntimo relacionamento entre o sistema imunológico (defesa), sistema nervoso (controle) e sistema endócrino (hormonal). Por isso um stress ntenso pode afectar qualquer um desses sistemas levando à diversidade dos sintomas do stress.