Independentemente dos motivos que levam qualquer pessoa a para praticar desporto, uma coisa é certa: a atividade fisica contribui para a melhoria da saúde mental e do estado de espírito. A prová-lo está toda a investigação científica desenvolvida nas últimas décadas, nomeadamente no que concerne o papel do exercício fisico no combate à depressão, ansiedade e stress. E o melhor é que não é preciso ser-se um atleta de alta competição nem passar a vida no ginásio para usufruir destes beneficios.
Demasiado bom para ser verdade? Nem por isso. Um estudo da responsabilidade do Departamento de Psiquiatria e Ciências Comportamentais da Duke University (EUA) demonstrou que períodos breves de oito minutos de exercício podem chegar para aliviar a tensão, reduzir a agressividade e até mesmo a tristeza.
Mas sabia que a actividade fisica pode, também, prevenir ou reduzir os sintomas de depressão? O exercício estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bom humor, com um efeito muito semelhante ao dos antidepressivos, e de endorfinas, hormonas anti-stress, consideradas os analgésicos naturais do corpo, que produzem sensações de bem-estar e relaxamento. Não admira, por isso, que o tratamento da depressão tenha começado a incluir uma terapia combinada de exercício (regra geral, três dias por semana) e medicação.
De acordo com Daniel M. Landers, professor de Exercício e Educação Física na Universidade Estadual do Arizona, praticar exercício "durante um período de pelo menos 6 semanas pode ter os mesmos efeitos de melhoria de humor do que os antidepressivos [em pessoas com depressões leves e moderadas]".