Controlar o peso

Para quem quer ter uma silhueta de sonho e evitar problemas de prisão de ventre, os alimentos ricos em fibras são os melhores aliados. Normalmente, são pouco calóricos, prolongam por mais tempo a sensação de saciedade e facilitam o trânsito intestinal. Para além disso, estudos científicos provam que a ingestão deste tipo de alimentos contribui para a redução da incidência de certos tipos de cancro como o do cólon, do recto e da mama. 

A quantidade diária de fibra recomendada, para um adulto, é de cerca de 20 a 35 gramas e pode garanti-la, consumindo: cereais pouco refinados, pão integral ou de mistura, massa e arroz integrais, cereais de pequeno-almoço ricos em farelo de trigo, etc. Saladas cruas, vegetais cozidos ou sopa de legumes em todas as refeições. Leguminosas: Feijões, grão-de-bico, lentilhas, favas e ervilhas; Fruta como sobremesa ou nos intervalos das refeições; Para que a fibra possa desempenhar , o seu papel, beba uma quantidade de água suficiente, entre 1,5 a 2 litros. 

Graças às suas propriedades antioxidantes, capazes de desacelerar o processo natural de envelhecimento, o rooibos é reconhecido como a "Erva da Eternidade". Muito apreciada sob a forma de infusão, apelidada de "chá vermelho", quando comparado com qualquer outro chá, apresenta metade da quantidade de taninos, pelo que não interfere na absorção de nutrientes essenciais e é menos adstringente, não prejudicando a digestão. 

Uma pesquisa, realizada por cientistas americanos, comprovou que indivíduos que ingerem cálcio proveniente de leite e outros lacticínios de baixo teor de gordura perdem, quando submetidos a dietas hipocalóricas, (baixas calorias), cerca de 690/o a mais de gordura corporal, do que aquelas que não consomem lacticínios. Verificou-se que a falta de cálcio no organismo estimula a acumulação de gordura corporal, pelo que o ideal é consumir 1000 a 1200 mg de cálcio por dia, ou seja o equivale a 3 copos de leite mais uma fatia de queijo ou um iogurte. 

Há muito que os espargos são vistos como um alimento afrodisíaco, que aumenta a libido e a intensidade das sensações. Para além da sua forma fálica, o segredo está na vitamina B3, que tem um princípio vasodilatador dos vasos sanguíneos. Para além disso, é um legume bastante completo, rico em fólico, sem calorias nem colesterol. 

Alimentos Proibidos 

  • Diminua o consumo de fritos e queijos amarelos. 
  • Substitua a maionese ou outros molhos com que tempera as saladas por azeite, limão e ervas aromáticas, pois melhora a circulação de líquidos. 
  • Evite a ingestão de massas, pães, doces e barras de cereais por serem ricas em hidratos de carbono. Ponha de lado as bebidas alcoólicas e os refrigerantes, mesmo os diet, por conterem sais que retêm líquidos. Prefira água, limonada com adoçante, ou sumos diet, bem diluídos em água.