"Dieta" antienvelhecimento

O envelhecimento é um processo natural que acontece a todos. No entanto, quando este começa, é diferente de pessoa para pessoa. Uma dieta antienvelhecimento deverá fazer parte integral de uma estratégia para manter o corpo e a mente em forma. Estudos têm vindo a demonstrar que podemos atrasar o processo de envelhecimento comendo fruta e vegetais todos os dias.

Nesta dieta deve também incluir o leite. Para além disso, coma sempre que possível e em quantidades moderadas, cereais e derivados, ou seja, arroz, massa, batata e cuscuz, entre outros. Opte ainda pelas variedades ricas em fibras ou com mistura de cereais. No que diz respeito aos peixes, estes são considerados anti-idade, graças ao iodo e aos ácidos gordos ómega-3, importantes para o coração e para a saúde cardiovascular.

Manter um estilo de vida saudável e praticar uma alimentação equilibrada sem ter hábitos como fumar ou beber álcool, são factores determinantes para um envelhecimento saudável.
  • Diminua a ingestão de alimentos muito ricos em açúcar; 
  • Sempre que possível beba, para além da água, chá verde e chá preto, pois são ricos em antioxidantes; 
  • Faça da fruta e vegetais a principal parte da sua alimentação, pois são ricos em vitaminas, minerais, e em substâncias. antioxidantes que protegem contra doenças degenerativas;
  • Coma, pelo menos, uma vez por dia, vegetais ou frutos coloridos. Estes contém ainda mais antioxidantes; 
  • Evite a gordura trans, presente nos fritos, na manteiga, salgados e doces industrializados em geral. Além de estimular a produção de radicais livres, elevam o mau colesterol e podem ocasionar inflamações nas artérias e articulações o que é uma das causas do aparecimento precoce das doenças crónico-degenerativas, entre elas alzheimer, parkinson, artrite reumatóide e problemas cardiovasculares; 
  • Mantenha o peso ideal. O excesso de peso "stressa" o corpo e acelera o processo de envelhecimento; 
  •  Reduza o tamanho das suas refeições; 
  • Um copo de vinho tinto todos o dias pode ser benéfico devido às propriedades antioxidantes; 
  •  Não fume. O fumo acelera o processo de envelhecimento.

Antioxidantes

Capazes de fortalecer o nosso organismo aumentado a sua defesa imunitária, são também chamados de "elixir" da juventude. Os antioxidantes são substâncias capazes de neutralizar os radicais livres, elementos produzidos pelo nosso organismo durante o processo respiratório que danificam as células saudáveis, aumentando o risco de desenvolvermos doenças graves. 

No dia-a-dia, estamos sujeitos a diversos factores de risco ambientais, tais como: a poluição, o consumo de tabaco, a exposição excessiva aos raios solares, o stress, o sedentarismo, maus hábitos alimentares e exercício físico excessivo, que podem ser um veículo de transmissão destes elementos "perigosos" para o organismo. 

Assim, é prioritário que tenha uma alimentação saudável e equilibrada, rica em antioxidantes, que faça exercício físico e que afaste de si os maus vícios. Este é "meio caminho andado" para nos mantermos jovens por mais tempo.