Cuidados na Praia

Com o calor a fazer-se sentir, ponha o seu bronzeado em dia numa das muitas praias que, este ano, receberam a bandeira azul, símbolo que atesta a sua qualidade. Mas para que os areais continuem limpos e a praia seja um verdadeiro prazer a todos os níveis, conheça os pequenos gestos que para tal contribuem e que são tão fáceis de fazer. Antes de entrar no mar, olhe em volta e procure: encontrará certamente uma bandeira salvavidas. Respeite a linguagem das cores e desfrute do Verão em segurança. O Verão está aí e é tempo de ir ao encontro do sol e do mar. 

Mas antes de se estender na areia, pare... e pense! É que se o número de praias com bandeira azul é maior este ano no nosso País, isso deve-se, entre outros fatores, ao aumento da consciência cívica dos seus utentes. Cabe-lhe também a si — e a todos nós — dar continuidade a esta atitude porque, afinal, não custa nada. Por isso, tome nota: A praia é de todos. Descobriu uma praia de areias brancas e segura, onde até é fácil estacionar? Fantástico, mas não se esqueça de que ela não é só sua! 

Deixe a praia como a encontrou ou, caso não esteja nas melhores condições de higiene, contribua para uma praia mais limpa. Se não existirem caixotes de lixo por peito, guarde os restos do lanche num saco. Se é fumador, pense no que vai fazer às beatas quando estiver na praia. Improvise um cinzeiro com uma lata de refrigerante ou um bocado de papel de alumínio (o que usou para a sanduíche). Mas não se atreva a deixar o "cimeiro" no areal. Evite levar animais para a praia. 

Caso não resista à companhia do seu melhor amigo, não se esqueça de levar consigo uma pinça ou pá para apanhar os inevitáveis cocós, colocá-los num saco de plástico e depois no lixo. Você não gostaria de encontrar uma praia enfeitada desta forma, pois não? 

Se a praia estiver apinhada, tenha o cuidado de não se instalar nos carreiros invisíveis, não assinalados, que servem para o tráfego dos banhistas (para a água, o bar, o caixote do lixo). Se o fizer, instalará o caos no trânsito pedestre e apanhará com mais areia do que aquilo a que tem direito — as pessoas não vão deixar de passar por cima de si.