Acabe de vez com o mau hálito

A halitose, mais conhecida por mau hálito, pode por vezes proporcionar-lhe uma situação desagradável, embaraçosa, tornando muitas das vezes constrangedora. Porém nem todas as pessoas que sofrem deste problema têm o consentimento do mesmo, no entanto se está preocupada com este possível problema ou se detetou que sofre de mau hálito poderá consultar o seu dentista, de modo a que este possa constar as causas que estão a origem do seu problema, de modo a poder solucionar o mesmo de forma a tornar-se mais confiante do que nunca.

Causas

Os principais componentes responsáveis pelo mau hálito, estão diretamente relacionados com as bactérias que “vivem” na boca, especialmente as que se situam por de trás da língua e até mesmo as que se encontram nos dentes e dentaduras que não são limpas adequadamente.

Alguns alimentos como o alho e a cebola, o tabaco, dietas, boca seca e até mesmo algumas doenças são outros dos fatores que contribuem para o aparecimento do mau hálito. Contudo se este for persistente ou causar mau gosto na boca poderá ser interpretado como um sinal do aparecimento de doenças, nomeadamente a doença periodontal/ gengivite, sinusite crónica, bronquite crónica, diabetes, doença renal e até mesmo cancro oral ou cancro da faringe.

Como prevenir o mau hálito

O mau hálito pode ser um fator desencadeador da falta de auto estima, logo para evitar que este problema afete o seu dia-a-dia previna-se de forma a ter um hálito sempre fresco.
  • Consulte regularmente o seu dentista para que este possa verificar possíveis alterações orais;
  • Evite comer alho e cebola, visto serem desencadeadores do mau hálito;
  • Evite fumar, pois para além de dar mau hálito poderá originar manchas, deterioração dos dentes, irritação das gengivas e aumento do risco de cancro;
  • Evite consumir regularmente pastilhas para o hálito e outros açúcares, pois estes poderão originar cáries;
  • Utilizar sempre produtos dentários que contenham o símbolo de segurança e eficácia – ADA;
  • Escovar os dentes duas a três vezes diárias;
  • Dê preferência a pastas dentífricas e elixires com flúor;
  • Utilize sempre fio dental;
  • Escove sempre a língua de forma a remover as bactérias causadoras do odor;
  • Se utilizar dentaduras deverá retira-las durante a noite e limpa-las corretamente com produtos adequados e recomendados para estas;
No entanto se verificar que o problema de mau hálito não a abandona, é recomendado consultar o seu dentista, pois como fora anteriormente referido este poderá ser um sinal do aparecimento de alguma doença.

Cuide corretamente da sua higiene oral e tenha sempre um hálito fresco.






.