Problema dos adolescentes com jogos

Num estudo com adolescentes de 12 a 14 anos, verificou-se que jogavam uma média de 4,2 horas por semana, tempo que podia ter sido gasto a ler, a fazer os deveres ou em jogos criativos. Para algumas crianças, os jogos tornam-se uma obsessão ou um escape para os problemas da vida real. 

Também podem constituir um problema para os professores, pois, segundo alguns, muitas crianças esperam que toda a aprendizagem seja abordada como um «jogo», tornando-as menos aptas para se concentrarem nos livros ou projectos educacionais. A natureza sedentária dos jogos de vídeo também é causa de preocupação. 

Alguns especialistas alertam para o facto de os jogos de vídeo tirarem o lugar ao exercício e à participação em desportos organizados. Enquanto alguns pais estão tentados a proibir os jogos, fazê-lo pode torná-los ainda mais irresistíveis para as crianças. 

Uma melhor abordagem será controlar os jogos e limitar o tempo de jogo. Os pais preocupados devem também visionar os jogos quanto ao seu conteúdo de violência. Embora os jogos sejam classificados, esse é apenas um ponto de partida. 

Oriente o seu filho para jogos não-violentos que impliquem a resolução de problemas, a construção de estruturas complicadas, o desenho de roupas ou a utilização da sua imaginação de qualquer outra maneira. Também pode escolher jogos que proporcionem uma maneira recreativa de aprender geografia, história e matemática. 

Encontrei algumas dicas para os pais das crianças que jogam muito...
  • Estabeleça limites de tempo para o seu filho jogar jogos de vídeo ou no computador, como uma hora por dia, depois de acabar os trabalhos de casa. Diga ao seu filho que registe o tempo gasto a jogar. 
  • Coloque o computador ou consola de vídeo numa sala utilizada por toda a família, não no quarto do seu filho. Isso dar-lhe-á uma ideia melhor sobre o tempo que ele ou ela passam a jogar. 
  • Sugira actividades alternativas baseadas nos jogos de vídeo preferidos pelo seu filho. Substitua o futebol virtual por um jogo de futebol no parque ou um xadrez no vídeo por um autêntico jogo de xadrez.