Banhos quentes: que problema tem?

Dantes, as pessoas receavam contrair doenças, como herpes ou verrugas genitais, nos banhos quentes públicos. 

Mas os vírus que causam estas doenças não resistem à água quente e ao cloro, e o mesmo acontece com o vírus da sida. 

Os banhos quentes podem, porém, facilitar o desenvolvimento de bactérias como a que causa a foliculite (infecção dos folículos pilosos). 

E algumas pessoas apresentam sintomas semelhantes aos da bronquite e da gripe depois de respirarem o ar contaminado por bactérias na água. Para limitar a proliferação de bactérias, os níveis de cloro devem situar-se entre 1 e 5 partes por milhão, e o nível de pH, por volta de 7,5. A água deve ser mudada com frequência, e a banheira e o filtro, limpos regularmente. 

Depois de tomar banho quente num local público, dispa o fato de banho e tome um duche imediatamente. 

Os banhos quentes colocam outros problemas que podem ser eliminados com algumas precauções. 

Um deles é o afogamento, e as crianças com menos de 5 anos estão particularmente em risco. 

Vigie-as sempre. Se o seu cabelo for sugado para o ralo de escoamento, a sua cabeça pode ser puxada para debaixo de água. Assim, se tem cabelo comprido, use-o apanhado. Se ti-ver um jacuzzi, assegure-se de que a banheira possui uma tampa no ralo de escoamento e verifique periodicamente se ela se encontra no lugar. 

Em jacuzzis antigos, bloquear o ralo com uma parte do corpo pode aumentar de tal modo a sucção que a pessoa pode ficar ali presa. O risco é menor com os jacuzzis mais recentes, que possuem duas saídas de escoamento por cada bomba. 

Ainda assim, convém saber onde se encontra o interruptor. Finalmente, mantenha a água a 400C ou menos. A água muito quente pode fazer que adormeça ou até causar um golpe de calor.

Um banho quente saudável Para reduzir os riscos para a sua saúde, os especialistas recomendam o seguinte: 

Limite a duração do banho a 15 minutos.

Saia antes se o seu coração começar a acelerar, se estiver a transpirar demasiado ou se se sentir com tonturas ou náuseas. 

Use sempre um fato de banho; seque o corpo com toalhas limpas e secas. 

Um estudo concluiu que o vírus do herpes genital pode sobreviver durante várias horas em bancos de plástico e toalhas molhadas perto de banhos quentes. 
  • Não beba enquanto toma um banho quente. O álcool dilata os vasos sanguíneos, desidrata o corpo e pode causar afogamento. 
  • Não tome um banho quente imediatamente a seguir a fazer exercício físico. Quando já está quente e a transpirar, o calor de um banho quente pode ser um esforço excessivo para o coração. Espere pelo menos 30 minutos para arrefecer.